Jornalista lança livro sobre a Mudança do Garcia

Evento é visto pelo autor como uma manifestação popular de grande relevância no carnaval
Reprodução

A Cogito Editora promove no próximo dia 26 de março (quarta-feira), às 18h30, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, na Praça Thomé de Souza, o lançamento do livro “Mídia e Carnaval – Uma representação midiática do Bloco Mudança do Garcia em 1930”, do escritor, editor e jornalista Ivan de Almeida. Após a programação cultural, haverá, no foyer, sessão de autógrafos e coquetel.

A obra reflete a relação da mídia com o carnaval, tomando como objeto de estudo o bloco “Mudança do Garcia”, por ser uma manifestação cultural de grande relevância na festa carnavalesca, dado seu conteúdo crítico, levando em consideração seu primeiro registro midiático, publicado no jornal Diário da Bahia, em 2 de março de 1930.

Dividido em duas partes, narrativa e analítica, o livro traz nos seis primeiros capítulos, uma reconstituição histórica da sociedade baiana no início do século XX, do Carnaval, do Bairro do Garcia, da Mudança do Garcia, da Imprensa baiana e do Diário da Bahia.  

Novos lançamentos - O autor ainda fará sessão de autógrafos nos Bares e Restaurantes: Aconchego da Zuzu, no Garcia e Cantina da Lua, no Pelourinho. Os eventos acontecem, respectivamente, nos dias 29 e 31 de março.

O autor - Graduado em jornalismo e pós-graduado em Marketing e Publicidade Digital, Ivan de Almeida trabalha na área editorial há 14 anos. Em agosto de 2009, fundou a Cogito Editora na qual atua como editor, designer de livro, produtor cultural e assessor de comunicação. Ivan também ocupa o cargo de Diretor Executivo do Círculo de Estudo, Pensamento e Ação – CEPA. É autor do livro Ciclo do Pareta e outros poemas e prepara-se para lançar a biografia “Argeu – Uma vida de trabalho, coragem e ternura”.